Essa frase é frequentemente dita por idosos, principalmente por aqueles que vivem sozinhos. E muitas vezes, eles não estão sem assistência. Eles se referem a uma sensação que aparece devido à insegurança. O fato de estar sozinho induz o medo de se sentir mal, de cair, e não ser socorrido rapidamente. Mas existem algumas soluções para amenizar essa sensação:
Sistemas de Segurança
Hoje em dia, existem os Sistemas de Monitoramento que facilitam bastante o contato com a família. Eles são compostos por câmeras, colares ou pulseiras com botão de emergência (quando acionado, dispara um alarme numa central que providencia o auxílio necessário), entre outros. Esses sistemas podem garantir uma maior tranquilidade ao idoso.
Mantenha-se Ocupado
Além disso, é importante que haja uma ocupação, pois quando o idoso não tem uma atividade, a tendência é ficar mais preocupado com os problemas de saúde e segurança.
Atividades como assistir a um filme, série ou programa de tv, ouvir uma boa música, utilizar as redes sociais para se informar e para o contato com os parentes e amigos, cuidar das plantas, fazer artesanato, ler um bom livro, revistas ou jornais, escrever histórias, fazer palavra cruzada, montar quebra cabeça, praticar uma atividade física, encontrar os amigos para um cinema, teatro, jantar, carteado etc preenchem o tempo e são fundamentais para garantir o bem estar.
Cada pessoa precisa descobrir as atividades que mais lhe agradam e incluí-las na sua rotina.
Texto:
Psicóloga Marina Platero