Em isolamento por causa da pandemia, o apresentador Silvio Santos completa 90 anos neste sábado (12-Dez20). Nascido em 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, a trajetória do ex-camelô que se tornou um dos magnatas da televisão brasileira é conhecida por todos.

O ano de 2020, no entanto, tem sido duro para o empresário. O dono do SBT não grava um novo Programa do Silvio Santos desde dezembro do ano passado, quando saiu de férias. Só retornou de sua viagem em março –quando a pandemia já havia se estabelecido no Brasil. Desde então, segue em isolamento, por ser do grupo de risco.

Sem seu patrono à disposição para gravar, a emissora exibiu ao longo do ano reprises de programas já gravados. A estratégia resultou em pérolas, como a exibição, em pleno ano de 2020, de um programa em que o ex-jogador Ronaldo (à época da gravação ainda em atividade) dá palpites sobre a Copa do Mundo de 2010. O até então atleta do Corinthians, destaque-se, chutou corretamente: apostou em Espanha campeã, o que realmente aconteceu naquele ano.

Antes do isolamento social, Silvio já vinha enfrentando adversidades à frente do SBT. Passou a colecionar nas redes sociais reações revoltadas, impulsionadas pelo fato de ter se aproximado do presidente Jair Bolsonaro, com acusações de ser racista, homofóbico e misógino. Um dos casos recentes aconteceu em 2019, quando promoveu votação em um show de calouros em que o público escolheu uma cantora negra como a melhor da disputa, mas o apresentador ignorou a votação e deu o prêmio a outra, branca.

Depois da repercussão, o SBT não se posicionou oficialmente. Na semana seguinte, Silvio falou sobre o caso e fez piada com a situação.

História

Silvio Santos fez paraquedismo nas Forças Armadas

Silvio Santos iniciou a carreira de apresentações para o público em um circo em São Paulo. Depois dedicou-se ao rádio e, em 1962, apresentou o 1º programa, ‘Vamos Brincar de Forca’, na TV Paulista. Em 1968, nasceu o Programa do Silvio Santos, que em 1993 bateu o recorde de programa mais duradouro da televisão brasileira.

Em agosto de 1981, Silvio Santos lançava seu próprio canal de televisão, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Hoje, conta com 114 emissoras e 6000 colaboradores espalhados pelo Brasil.

Apesar do sucesso nos programas de auditório, a fortuna veio com outro produto: os carnês do Baú da Felicidade. Em tempos de inflação galopante e economia instável, Silvio comandou um negócio em que recebia prestações mensais dos usuários, que podiam trocar o valor pago antecipadamente por produtos em lojas espalhadas pelo país. Enquanto faziam os pagamentos, concorriam aos sorteios que davam a oportunidade de ganhar casas, carros, quantias em dinheiro e diversos outros prêmios.

Presidenciável

Silvio Santos também já tentou se aventurar na política. Em 1989, nas primeiras eleições diretas após o fim da ditadura, o empresário lançou a candidatura à Presidência da República. Tentou, sem sucesso, sair candidato pelo PFL (Partido da Frente Liberal), hoje DEM (Democratas). Mas foi candidato pelo PMB (Partido Municipalista Brasileiro).

Em sua campanha estabeleceu 4 prioridades: alimentação, saúde, habitação e educação. Também citou como objetivos a redução da inflação e correção dos salários. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, barrou a candidatura. Os ministros consideraram o empresário inelegível por suas ligações com a televisão.

Eis o vídeo da campanha

SBT em 2020

Apesar de estar afastado do estúdio e das gravações, Silvio Santos continua a comandar de casa a emissora. O SBT sofre com a queda de receita e audiência, por causa da pandemia, e faz esforços para se adaptar ao mercado.

Entre as apostas para o ano está a compra dos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América de 2020 a 2022. A venda foi realizada depois que o Grupo Globo rescindiu o contrato com a Conmebol.

O SBT também fez uma parceria editorial com o Poder360 e exibiu durante 1 ano o Poder Em Foco, programa semanal de entrevistas. Em 22 de outubro, no entanto, a parceria foi encerrada. O programa segue sendo produzido. Em 2020, a emissora criou também o SBT News, portal de notícias on-line, que estreou em 4 de setembro.

Fonte:  Poder360

 

(JA, 12-Dez20)