“Enquanto nossos joelhos e corações resistirem, não temos planos de parar”
Muito tem se falado sobre o etarismo, ou seja, o preconceito com relação à idade. Os jovens sofrem um pouco com isso, mas os idosos são os mais prejudicados pela ideia de que não têm mais capacidade para fazer determinadas coisas. Para lutar contra esse preconceito, nada melhor que acreditar que é possível fazer tudo o que se tem vontade e correr atrás.
Foi o que fizeram duas americanas de 81 anos. Inspiradas no Livro de Júlio Verne “A volta ao mundo em 80 dias”, elas planejaram conhecer lugares inesquecíveis: marcos da natureza ou construídos pela humanidade. Tudo isso tinha que caber no seu orçamento e em 80 dias de viagem. Elas partiram no dia 11 de janeiro deste ano do Texas para a Antártica e depois foram à Ilha de Páscoa no Chile. Daí, foram para a Finlândia para ver a aurora Boreal, depois Roma para conhecer o Coliseu. Em seguida, partiram para a Zâmbia, onde visitaram as Cataratas Vitória e depois, para Zanzibar e Egito. Na Ásia, foram à Índia pra ver o Taj Mahal e ao Nepal visitar o Monte Everest. Passaram também pelo Japão, por Bali na Indonésia e pela Austrália. No final de março, chegaram aos EUA e foram ao Grand Canyon antes de voltar pra casa.
Elas contam que quando imaginaram a viagem, não queriam tirar férias. Queriam viver uma aventura cheia de experiências e já planejam outra viagem que inclui o Brasil, para visitar o Cristo Redentor e a praia. Dizem que aos 82, isso é algo que você ainda pode fazer! Essa é uma bela inspiração. Seja lá o que for, só é preciso sonhar, planejar e viver!
Quem quiser ver a reportagem sobre essa viagem, ela está no Jornal Hoje dia 27/5, no Globoplay.
Texto:
Psicóloga Marina Platero