Dia 2 de Abril foi decretado pela ONU como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Estima-se que 70 milhões de pessoas tenham Autismo no mundo, porém, ainda é uma síndrome pouco conhecida no Brasil.

As pessoas idosas com autismo têm os mesmos problemas de saúde que as outras pessoas idosas só que acrescidos das dificuldades de os comunicarem. Os problemas de comportamento podem, por isso, sofrer um agravamento (Federação Portuguesa de Autismo).
Além disso, perdem muitas vezes o gosto pelo exercício físico e têm menor motivação para praticar desporto, o que não contribui para melhorar a sua qualidade de vida. (Federação Portuguesa do Autismo)
Por outro lado, o seu comportamento pode tender a estabilizar-se com a idade. (Federação Portuguesa do Autismo).

Relativamente à mortalidade, estudos a longo prazo de crianças e adolescentes com desordens psiquiátricas, demonstraram taxas de mortalidade acima da média, quando comparadas com grupos de controle de mesmo sexo e idade. As causas destas mortes, geralmente, não são de origem natural, são, muitas vezes, suicídios e acidentes. (Volkmar, F., Paul, R., Klin, A., Cohen, D.).

As taxas de mortalidade são mais elevadas em indivíduos com Perturbação de Espectro de Autismo. Algumas das causas são: acidentes de carro, encefalopatias, auto-agressão, asma, estados de epilepsia, afogamentos e pneumonia. (Volkmar, F., Paul, R., Klin, A., Cohen, D.).

O estudo mais alargado de mortalidade, baseado em mais de 13000 indivíduos com autismo registado nas bases de dados do serviço de Departamento de Desenvolvimento da Califórnia, concluiu que as taxas eram duas vezes mais acima da média da população geral. Em indivíduos com atraso mental ou com QI elevado, as causas das mortes foram: convulsões, disfunções do sistema nervoso, afogamentos, sufocação. (Volkmar, F., Paul, R., Klin, A., Cohen, D.)

Bibliografia:
Federação Portuguesa do Autismo. Autismo. Acedido a 09 de Janeiro de 2009, pelas 18horas no Web site:
http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/autismo.php
Volkmar, F., Paul, R., Klin, A., Cohen, D. Handbook of Autism and Pervasive Developmental Disorders: diagnosis, development, neurobiology and behaviour (3ªed.), John Willey & Sons, Inc.: New Jersey. 2005

Fonte: http://umolharsobreoautismo.blogspot.com

autismo-day-brasil