O coronavírus tem mudado a realidade diária de muita gente. Os aposentados, que costumavam sair para caminhar ou ir à academia, devem permanecer em casa, assim como muita gente está trabalhando em esquema de home office. É um momento diferente, mas é importante termos em conta que tudo passará, não se deixando contaminar pela preguiça e pelo desânimo.

Quem estava acostumado se arrumar para sair e ir trabalhar, deve manter, na medida do possível, uma rotina parecida, com mais flexibilidade. Um dos grandes erros é ficar com qualquer roupa em casa, uma vez que não há aquela obrigação formal de estar bem-vestido. Se fizer home office, tal atitude é mais importante ainda.

Dica 1: Regra imprescindível para esse momento de isolamento: tire o pijama ou a camisola. Não dá para trabalhar em casa com a roupa que dormiu. Nem precisa ser pijama, pode ser uma camiseta ou outra peça qualquer. O fato de trocar de roupa, se arrumar e deixar o cabelo bem penteado dá um novo ânimo e sua mente recebe a informação que você tem que se concentrar no trabalho e não aproveitar para ver Netflix.

Dica 2: O conforto é fundamental, isso tanto no trabalho no escritório, quanto em casa. A diferença é que em home office, dá para apostar em peças mais despojadas, o que não significa moletom rasgado, roto e sujo.

Dica 3: Como a moda esportiva está em alta, ela se torna uma aliada e tanto para o trabalho em casa. Pode usar uma jaqueta de tecido leve, uma camiseta bacana, calças tipo jogging etc.

Dica 4: A moda também traz uma tendência que facilita muito o home office: peças de modelagem larga e confortáveis, como camisetas, blusas e calças. Vale até bermudas e shorts

Dica 5: Os pés são outros pontos fundamentais. Na empresa, muitas vezes, não dá para ir de tênis. Já em casa, é possível ficar com o calçado esportivo sem problema. Tem gente que fica até descalça, mas aí voltamos à dica 1: sua mente pode receber o sinal que você não está pronta para trabalhar. Se quiser conforto, aposte numa sandália de salto baixo e até em chinelos com ar fashion, menos os de dedo, para não imaginar que está na praia.

#ficaadica6: O trabalho em casa não significa que você está isolado do mundo. Pode surgir uma conferência com vídeo a qualquer momento. Você tem de estar preparado para isso, seja em relação ao cabelo, às olheiras, à barba. Para as mulheres, um corretivo, um rímel e um batonzinho não fazem mal nunca

#ficaadica7: Fugindo do mundo fashion, escolha um lugar tranquilo da casa, caso seja possível; peça a colaboração de quem também está no imóvel, para não se desconcentrar, e imponha o ritmo normal de sua atividade profissional, dentro das horas que você trabalha diariamente.

#ficaadica8: No quesito calça comprida, aposte nas confortáveis e práticas. Ou seja, as mesmas que você iria trabalhar. Até mesmo leggings podem entrar no jogo, mas sempre com uma blusa bacana, não aquela da academia, para não ser pego de surpresa numa chamada de última hora do seu chefe.

Fonte: Rosângela Espinossi  |  60ou+

 

(JA, Mar20)