Cérebro de homens e mulheres envelhece de formas diferentes
O cérebro de homens e mulheres envelhece de maneira ligeiramente diferente e essas diferenças podem ser observadas em aspectos como volume cerebral, conectividade e susceptibilidade a doenças neurodegenerativas.
- Volume cerebral: Com o envelhecimento, tanto os homens quanto as mulheres experimentam uma redução no volume cerebral, mas essa perda pode ocorrer de maneira diferente. Estudos mostram que, em geral, as mulheres tendem a manter uma maior massa cerebral por mais tempo do que os homens. Isso é particularmente evidente em áreas como o córtex frontal e o hipocampo, que estão envolvidos em funções cognitivas superiores, como memória e tomada de decisões.
- Conectividade cerebral: Pesquisas indicam que as mulheres, ao longo da vida, podem ter uma conectividade cerebral mais eficiente do que os homens. Isso significa que, mesmo com a perda de volume cerebral associada à idade, as mulheres podem compensar parcialmente essa perda com uma rede neural mais integrada e eficiente.
- Risco de doenças neurodegenerativas: As mulheres têm um risco maior de desenvolver doenças como Alzheimer. Isso pode estar relacionado a uma combinação de fatores genéticos, hormonais (como a queda nos níveis de estrogênio após a menopausa) e sociais. Embora o Alzheimer afete mais mulheres, os homens tendem a desenvolver a doença mais cedo. Além disso, o impacto das doenças neurodegenerativas pode ser mais acentuado nas mulheres devido à maior longevidade.
- Funções cognitivas: Mulheres e homens podem enfrentar diferentes desafios cognitivos com o envelhecimento. Mulheres tendem a ter mais problemas com memória verbal, enquanto os homens podem ter maior declínio nas funções executivas, como planejamento e tomada de decisões.
Essas diferenças não são absolutas. Há uma grande variação individual, mas o estudo do envelhecimento cerebral está em constante evolução e essas diferenças entre os sexos são um tema importante de pesquisa na neurociência.
Confira também: outros artigos da Psicóloga Marina Platero
Marina Platero
Psicóloga
Imagem: Freepik