Para ter uma vida saudável na terceira idade, sexo é fundamental. Apesar da diminuição da frequência das relações, normal com o passar dos anos, envelhecer não significa a perda das habilidades e do prazer.
O assunto é um dos itens do livro Como transformar a terceira idade na melhor idade, do geriatra Luiz Freitag, um dos fundadores da seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. “Você não vai ter sexo com a mesma intensidade que tinha aos 30 anos”, explica.

Para o especialista, aceitar a perda na quantidade é o primeiro passo para uma atividade saudável. Nessa etapa, valores como intimidade, companheirismo e carinho desempenham papel importante para acompanhar as alterações do corpo. E o melhor de tudo, garante Freitag, é que o sexo faz bem e não tem contra-indicações.

A obra também traz informações sobre outros temas relacionados ao idoso, com informações sobre alimentação, remédios e exercícios físicos adequados para o envelhecimento com qualidade. Segundo o geriatra, o ideal é se preparar a partir dos 35 anos, reforçando os cuidados com a saúde para prevenir doenças. “O idoso tem que ser abordado com os problemas que tem nessa fase, e não ser considerado como uma criança envelhecida”, determina Freitag.

Como transformar a terceira idade na melhor idade
Editora Alaúde, 176 páginas
Autor: Luiz Freitag