Academias ao ar livre ou academias de praça são uma boa opção para todos que querem ter uma atividade física, além de uma boa caminhada, sem custos. Mas é necessário ficar atento aos cuidados e precauções ao utilizar os aparelhos.
Ao contrario do que muitos acham, os aparelhos das famosas academias de praça são sim muito benéficos e podem trazer grandes resultados se bem utilizados. A maior dificuldade deles é a maneira correta de utilização sem supervisão.
Para isso hoje lhe trago algumas informações para que você possa aproveitar bem o uso das academias de praça, de maneira consciente e proveitosa! Vem comigo!
1 . Encaminhamento Médico
Para toda e qualquer atividade física, seja uma caminhada ou um treino em academia, procure um médico cardiologista e realize uma consulta para verificar se você encontra-se apto a realizar tal atividade. Se não estiver apto, verifique o que e como pode ser feito para poder iniciar as atividades. E lembre-se, respeite seus limites durante qualquer tipo de atividade!
- Vestimenta Adequada
Não é por que você não está em um ambiente de academia que pode fazer os exercícios de calça jeans e chinelo. Procure vestir roupas leves e confortáveis, se preferir, pode ser as famosas “roupas de academia” mesmo, afinal elas são feitas para isso. Além disso não esqueça de usar tênis apropriados para a atividade física.
- Hidratação e Alimentação
Faça uma alimentação leve, rica em carboidratos, antes das atividades, procure comer algo que ao mesmo tempo satisfaça e seja leve para praticar uma atividade. De preferência, para se alimentar com um intervalo de 30 minutos antes da atividade, e assim, não passar mal. Leve com você uma garrafinha de água, assim, poderá se hidratar sempre que houver necessidade.
- Alongamento
Pronto! Você está quase pronto para iniciar. Agora, vamos nos alongar. Realize alongamentos simples de forma que prepare o seu corpo para a atividade. Mantenha cada postura por cerca de 30 segundos e realize 2 ou 3 repetições cada. Não se esqueça de realizar os alongamentos antes e depois dos exercícios!
Equipamentos de Praça
Inicialmente, procure ler as informações das placas que acompanham os aparelhos, nelas, são apresentadas instruções e cuidados para cada tipo de exercício, bem como a quantidade ideal de repetições e a forma de realizar os exercícios.
Agora, vamos a alguns dos equipamentos mais comuns e algumas dicas e orientações de como usá-los.
Pode haver algumas alterações quanto aos tipos ou formatos de aparelho que são encontrados em sua cidade.
Espaldar ou Barras – Este pode ser um grande aliado na hora de realizar o alongamento, aproveite as barras paralelas em alturas diferentes para realizar o apoio adequado na hora de realizar o alongamento.

Espaldar ou Barras
Simulador de Caminhada – Com ele é possível realizar caminhadas com maior amplitude das pernas, realize movimentos amplos tanto para frente quanto para trás, sempre respeitando seu limite. Procure manter o abdômen levemente contraído para que seu corpo se movimente de maneira adequada, bem como uma respiração constante. Tempo adequado: de 5 a 10 minutos.
Aviso de exagero: Em caso de cansaço, palpitação procure sentar respirar fundo e se hidratar bem. Em caso de dores na articulação do quadril, reduza a amplitude do movimento, deixando os movimentos um pouco mais curtos e assim, reduzindo o impacto no quadril.

Simulador de Caminhadas
Simulador de Elíptico ou Esqui – Seu posicionamento é muito próximo ao simulador de caminhada, com a diferença do local onde seguramos,
onde neste, os braços deverão se movimentar em conjunto com as pernas, sempre de maneira alternada. Colocando maior força nas pernas, o benefício será maior para elas, enquanto se colocar maior força nos braços, o benefício maior será para eles.
Aviso de exagero: Devido ao posicionamento dos braços e pernas, pode haver maior impacto nas articulações do quadril e ombro, é interessante que pessoas com diagnóstico de tendinite ou bursite nestas regiões, evite esse tipo de aparelho.

Simulador de Elíptico ou Esqui
Simulador de Cavalgada – Trabalha tanto costas, braços e pernas, variando de acordo com seu foco de força (como no equipamento anterior). Procure manter uma postura alinhada, com ombros e quadris bem encaixados, bem como o abdome levemente contraído e a respiração constante. Este posicionamento irá te auxiliar na movimentação e evitará lesões.
Aviso de exagero: O posicionamento inadequado pode ocasionar dores na coluna.

Simulador de Cavalgada
Rotação vertical ou diagonal – dupla ou não – Indicado principalmente para mobilidade e movimentação da articulação do ombro, por ser um equipamento de grande amplitude e leve de ser utilizado, deve ser usado com cautela. Pode ser usado a fim de aquecimento e não há a necessidade de utilização da amplitude completa. Inicialmente, procure realizar apenas movimentos curtos de vai e vem, se posicionando sempre próximo ao aparelho e com os braços levemente flexionados, além de uma postura alinhada.
Aviso de exagero: Pessoas com tendinite, bursite de ombro devem evitar esse tipo de exercício quando na vertical, podendo ser melhor aproveitado na posição diagonal ou inclinada. Com um posicionamento curvado e ou com braços estendidos, pode apresentar algum comprometimento na coluna.

Rotação vertical ou diagonal
Simulador de Leg Press ou Pressão de pernas – É usado para o fortalecimento de pernas, principalmente coxa e glúteos. Para realizar tal atividade, posicione seus pés no apoio de pés procurando estarem bem apoiados e mantenha todo tempo uma postura alinhada e adequada, para evitar movimentos executados de forma incorreta. Quando flexionar os joelhos, certifique-se que os mesmos não ultrapassem a linha do pé, para não haver exageros no movimento. O movimento é como em um agachamento, a única diferença é que você se encontrará sentado.
Aviso de exagero: O posicionamento incorreto pode ocasionar dores ou lesões na região do quadril.

Simulador de Leg Press ou Pressão de perna
Multi exercitador – Este aparelho pode sofrer diversos tipos de variação. Alguns possuem exercícios tanto para braços quanto para pernas. Outros apenas para pernas em todas as variações e movimento. Verifique quais são os exercícios possíveis de se fazer no aparelho através dos cartazes de instrução. Após isso, se atente em manter uma posição confortável, com a coluna alinhada e o abdômen levemente contraído. Ao mesmo tempo, mantenha uma respiração constante e realize os exercícios dentro de seu limite.
Aviso de exagero: Evite movimentos bruscos e que passem dos seus limites.

Multi exercitador
Estes são alguns dos aparelhos presentes nas praças, algumas podem sofrer variações. É interessante sempre iniciar uma nova atividade física com a supervisão de um profissional de Educação Física ou Fisioterapia habilitado, para assim, te instruir individualmente a melhor utilização destes e outros aparelhos.
Com as dicas de hoje e as instruções presentes nas placas das praças já é possível iniciar uma nova atividade física, mas lembre-se: qualquer desconforto ou dúvida, procure um profissional habilitado!
Fonte: Maísa Pessoa | sessentaoumais
(JA, Jan19)