A saliva desempenha um papel fundamental na saúde bucal e na digestão. Ela é produzida pelas glândulas salivares e contém enzimas e substâncias que ajudam na lubrificação e na proteção dos tecidos da boca. Na terceira idade, a qualidade e quantidade da saliva podem ser afetadas por diversos fatores, o que pode ter impactos significativos na saúde bucal e no bem-estar geral.
Em relação à qualidade da saliva, as alterações na sua composição podem tornar a boca mais suscetível a infecções, cáries e doenças periodontais. A diminuição da quantidade de saliva pode causar uma sensação de boca seca, conhecida como xerostomia, que pode levar a problemas de mastigação, deglutição e até mesmo fala.
A saliva ajuda a limpar resíduos de alimentos e bactérias presentes na boca, contribuindo para a prevenção de doenças. Ela também auxilia na digestão, pois contém enzimas que começam a quebrar os alimentos durante a mastigação.
Na terceira idade, é comum ocorrer uma diminuição da produção de saliva, principalmente devido ao envelhecimento natural do organismo e ao uso de certos medicamentos, como por exemplo, drogas para diminuição da pressão arterial. Além disso, condições de saúde, como diabetes, doenças autoimunes e distúrbios das glândulas salivares, podem afetar a quantidade e qualidade da saliva.
Para minimizar os problemas relacionados à saliva na terceira idade, algumas medidas podem ser adotadas:
Hidratação adequada
Beber água regularmente ajuda a manter uma boa produção de saliva. É importante ter atenção especial à hidratação em idosos, pois há um esquecimento por parte dos mesmos e falta de percepção à sede. Existem alguns aplicativos que ajudam com esses lembretes, e existe uma quantidade personalizada de ingestão de água diária para cada pessoa.
Estimulação salivar
Mastigar alimentos mais duros como cenouras, maçãs, o uso de chicletes sem açúcar, ou a ingestão de alguns produtos manipulados podem auxiliar na estimulação das glândulas salivares.
Higiene bucal adequada
A escovação regular dos dentes, o uso do fio dental, e a limpeza da língua são importantes para a saúde bucal em todas as idades. No entanto, é recomendável escolher produtos específicos para boca seca, que possuam ingredientes hidratantes e estimulantes salivares, se necessário.
Consultas regulares ao dentista
É fundamental que os idosos visitem regularmente o dentista para monitorar a saúde bucal, prevenir problemas e tratar qualquer condição existente. O dentista pode oferecer orientações personalizadas para lidar com a falta de saliva e suas consequências.
Lembrando sempre que o dentista pode fazer em seu consultório um exame chamado sialometria, onde terá esses dados sobre a saliva, e através do qual fará o planejamento para o equilíbrio da mesma.
Texto:
Dra. Simone Soares
@dra.simonesoares
Cirurgiã Dentista
CROSP 41856
Imagem de destaque: Freepik
rawpixel.com – Freepik.com