Clareamento, lentes de contato, facetas de porcelana. Há algum tempo esses nomes de procedimentos estéticos para dentes eram desconhecidos. Hoje, no entanto, transformaram o sonho de um sorriso perfeito em realidade. Essas intervenções tiveram um crescimento de 300% de 2014 a 2017, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. E com a tecnologia a favor e resultados cada vez mais satisfatórios, a tendência é que a procura se mantenha alta.

Clareamento dental

Talvez essa seja a forma mais popular de procedimento estético. Apesar de ser realizada há mais de 100 anos, a técnica ficou conhecida amplamente nas últimas décadas. De acordo com o cirurgião-dentista Fernando Ferraz, o clareamento é feito por meio de um gel que libera oxigênio na estrutura do dente e oxida os pigmentos amarelados, deixando-os mais claros.

Ele explica que há dois tipos de tratamentos clareadores com gel, ambos seguros e eficazes: o caseiro, em que o próprio paciente faz aplicação em casa, e o de consultório, onde o procedimento é feito pelo cirurgião na clínica. Mas, atenção: o procedimento caseiro precisa ser recomendado e acompanhado por um dentista.

Segundo Ferraz, as principais diferenças entre a técnica caseira e a de consultório são a concentração do gel e a durabilidade do clareamento. ‘No caseiro, o gel é mais fraco e é aplicado entre 15 e 20 dias, com um resultado final mais duradouro. Já no de consultório, o gel é mais forte e a vantagem é que os resultados aparecem mais rapidamente’, diz.

O profissional também ressalta que é possível unir os dois tipos de tratamento, mas apenas o dentista poderá indicar qual das técnicas é a mais indicada para o dente do paciente. O valor do tratamento pode variar da necessidade de cada pessoa.

Lentes de contato

Este é o procedimento estético de maior sucesso entre famosos e, consequentemente, vem sendo muito pedido também pelos anônimos. Reynaldo Gianechini, Adriane Galisteu, Malvino Salvador e Regina Duarte são alguns dos artistas que já revelaram usar lentes de contato para os dentes.

As lentes de contato são lâminas superfinas de porcelana (0,2 a 0,4 milímetros de espessura) feitas sob medida por meio de uma impressora 3D ou de maneira artesanal. Elas são colocadas na superfície dos dentes da frente com uma cola especial.

Facetas de porcelana

As lentes de contato são uma evolução das facetas de porcelana, que são um pouco mais grossas, com cerca de 7 milímetros de espessura. ‘Para que as facetas sejam colocadas, no entanto, é preciso que se faça um desgaste nos dentes’, explica Ferraz.

Tanto as lentes de contato quanto as facetas são utilizadas para corrigir imperfeições, como dentes tortos, desnivelados, escurecidos. O dentista explica também que a manutenção desses procedimentos é realizada a cada seis meses, e que higiene bucal deve ser feita normalmente após a implantação.

O custo e a duração do procedimento podem variar de acordo com a necessidade de cada paciente.

Resina composta

É um procedimento considerado menos invasivo e caro dos que os outros. A resina composta é utilizada para melhorar a aparência de dentes pigmentados, lascados ou ser utilizada para diminuir os espaços entre os dentes. A técnica também pode ser utilizada para aumentar o tamanho ou modificar o formato e a cor dos dentes. A resina composta pode ser modelada e polida para ficar na cor natural do dente.

‘É sempre muito importante procurar o seu dentista para saber qual o melhor dos procedimentos estéticos a se adotar. Evite fazer tratamentos caseiros, apenas um profissional saberá o melhor para sua boca. Uma boca saudável e um sorriso bonito abrem portas para melhorar nossas finanças e nossas vidas’, finaliza Ferraz.

 

Texto: Fernando Ferraz, cirurgião-dentista, Dental Cremer   |   AtitudeCom Bruno Cortina

 

(JA, Jan18)