A Oficina de Artes Rosina Pagan, oferece aulas de teatro voltadas para a melhor idade. A iniciativa é reunir, mesmo quem já tenha tido contato ou quem terá pela primeira vez, em uma troca de experiências, proporcionando inúmeras vivências. O teatro é um instrumento para relações interpessoais, desenvolve a habilidade de se comunicar e promover afinidades em uma energia compartilhada, como participa em sua construção interna, fortalecendo suas posições, reconhecendo seus próprios conflitos, respondendo suas próprias questões, transformações que estarão ligadas ao seu eu. O teatro rejuvenesce, enriquece, aprimora e transforma.

Vamos estabelecer o equilíbrio e a harmonia.

As aulas serão voltadas à interpretação e espaço cênico, sendo trabalhados os gêneros teatrais. As atividades também serão focadas em exercícios de voz e corpo, como o início do aquecimento e preparação para o que será trabalhado em aula.

VOZ

O exercício vocal trabalhará a dicção de nossos alunos, com o poder das vogais e a sonoridade das consoantes, no aperfeiçoamento da pronunciação das palavras. No conjunto a se trabalhar, os exercícios ligados à respiração serão também de extrema importância para a preparação de nossos atores em cena, usando a respiração em seu tempo, controle e intensidade.

CORPO

O exercício de corpo é voltado para o alongamento e relaxamento dos músculos. Tem como propósito a preparação física do ator em cena, trabalhando sua postura e resistência. O exercício será sempre feito antes de todas as aulas, como uma forma de aquecimento e preparação.

Os exercícios de improviso irão fazer parte desse desenvolvimento em sala de aula, no intuito de provocar as manifestações de nossos participantes.

Grupo Alegria como Terapia da UNATI, dirigido por Leandro Vieira.

Grupo Alegria como Terapia da UNATI, dirigido por Leandro Vieira.

QUEM MINISTRARÁ AS AULAS?
Leandro Vieira, 23 anos.
Ele é ator, encenador e dramaturgo. Trabalha há nove anos com teatro, tendo iniciado o processo artístico como ator, depois seguindo para a dramaturgia e então para a direção. Montou espetáculos teatrais em instituições de ensino como a ETEC e o SESI. Ministrou oficinas de teatro dentro do CRAS (Centro de referência e assistência social) e para UNATI (Universidade aberta à terceira idade), onde também realizou grandes peças teatrais. É idealizador do Grupo Encena, encarregado de projetos voltado para o público adolescente e criador da Ciatria, onde são produzidos espetáculos para apresentações em escolas e espaços culturais. Leandro também teve passagens por outras duas companhias de teatro, tendo encenado peças famosas como Senhora dos Afogados de Nelson Rodrigues, A dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho e Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.