Nos últimos anos a reabilitação motora e neurológica através da REALIDADE VIRTUAL tem ganhado destaque na REABILITAÇÃO de várias patologias. A Realidade Virtual trata-se da simulação de um ambiente real por um computador na qual, através de uma interface homem-máquina, o seu utilizador poderá participar da cena simulada através da interação e da imersão.

Os distúrbios de movimento são comuns em grande parte da população mundial por diversas causas, desde patologias congênitas às adquiridas. Tais distúrbios acarretam em dificuldade de promoção das atividades de vida diária como locomoção, segurar objetos, alimentação, higiene pessoal etc. e dependem de amplo acompanhamento de profissionais da área da saúde, dentre eles o fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros.

Devido à complexidade de tais patologias, o período de tratamento pode ser longo e a pouca motivação gerada pelos métodos tradicionais é apontada como motivo de abandono do tratamento fisioterápico, caracterizando-se como uma das principais causas de falha terapêutica.

Com isso, estudos atuais associam ao tratamento tradicional à utilização de videogames, como o console Wii da Nintendo® às sessões, com o objetivo de proporcionar um componente motivacional aos pacientes, obtendo assim melhora na resposta do tratamento proposto, pois promove o entretenimento e, em combinação com a realização correta dos movimentos exigidos pelo jogo (previamente selecionados pelo profissional de acordo com cada tipo de necessidade) auxilia o processo de reabilitação.

A aplicação do videogame à terapia iniciou-se em 2008, no Canadá, e aos poucos foi sendo aplicado a outros países, inclusive no Brasil. Diversos estudos relatam melhoras com o uso do console Wii aplicado à terapia, tanto no desempenho físico como no aumento da adesão do paciente à sessão.

São inúmeros jogos e temas, que estimulam o EQUILÍBRIO, o FORTALECIMENTO MUSCULAR e o RACIOCÍNIO.

A ‘All-On Saúde Integrada’ possui profissionais especializados em reabilitação com videogame.

Para saber mais, consulte-nos!

www.all-on.med.br
📩 saude@all-on.med.br
(11) 2533-4140